Notícias de saúde
05 de agosto de 2025 (Bibliomed). Estudo realizado nos Estados Unidos revelou uma boa notícia: as mortes por câncer nos Estados Unidos vêm caindo nas últimas duas décadas, especialmente devido à redução dos casos ligados ao tabagismo, como o câncer de pulmão. O relatório analisou tendências entre 2019 e 2022, e identificou uma queda anual média de 2% nas mortes por câncer entre homens e 1% entre mulheres.
Entre as crianças de 0 a 14 anos, a taxa de mortalidade por câncer caiu 1,5% ao ano entre 2001 e 2022. Já nos jovens entre 15 e 39 anos, a queda foi observada até 2020, com estabilização nos anos seguintes.
Apesar da diminuição nas mortes, os especialistas alertam para um crescimento preocupante: o aumento de cânceres relacionados ao excesso de peso, como os de mama, útero, pâncreas e rins. Esse crescimento foi mais acentuado entre as mulheres, afetando diversos tipos de câncer.
Outro ponto destacado foi que, mesmo com a redução nas detecções de câncer no início da pandemia da Covid-19 — devido à interrupção de exames de rastreamento —, as taxas de mortalidade continuaram a cair, sugerindo o impacto positivo de hábitos mais saudáveis e avanços no tratamento.
O estudo reforça a importância de políticas públicas de prevenção, especialmente contra o tabagismo e a obesidade, e também de ações que reduzam as desigualdades entre diferentes grupos raciais e étnicos.
Fonte: Cancer. DOI: 10.1002/cncr.35833.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também