Notícias de saúde

Existe relação entre a apneia obstrutiva do sono e o diagnóstico de câncer?

01 de julho de 2019 (Bibliomed). A apneia obstrutiva do sono (AOS) está associada ao diagnóstico de câncer, especialmente entre as mulheres, de acordo com uma informação publicada no European Respiratory Journal.

Pesquisadores gregos examinaram diferenças específicas de gênero na associação entre AOS e prevalência de câncer usando dados do Banco de Dados da Apneia do Sono (ESADA). Foram considerados pacientes com idade superior a 18 anos e matriculados na ESADA entre 2007 e 2016.

Os pesquisadores descobriram que 2% dos 19.556 pacientes foram diagnosticados com malignidade (1,7% dos homens e 2,8% das mulheres). Em modelos não ajustados, uma correlação significativa foi observada entre o diagnóstico de câncer e o índice elevado de apneia (ausência de entrada de ar) e hipopneia (diminuição da entrada de ar), percentagens cumulativas de tempo em saturações abaixo de 90% durante o período do exame. Em mulheres, mas não em homens, o aumento de possibilidade para o câncer foi observado em diferentes categorias de gravidade da AOS e grau da falta de ar noturna.

Assim, o estudo sugere que os médicos devem continuar vigilantes ao avaliar pacientes com possível AOS, especialmente entre mulheres que podem apresentar sintomas menos comuns, levando em conta a possibilidade de câncer.

Fonte: European Respiratory Journal 2019. DOI: 10.1183/13993003.00091-2019.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários