Notícias de saúde

Sorrisos forçados podem levar à melhora do humor

02 de agosto de 2023 (Bibliomed). Quando estamos felizes, sorrimos. Mas funciona de outra forma? Posicionar os músculos faciais em um sorriso pode iluminar nosso humor? A hipótese do feedback facial sugere que as experiências emocionais dos indivíduos são influenciadas por suas expressões faciais. Por exemplo, sorrir normalmente deve fazer as pessoas se sentirem mais felizes, e franzir a testa deve fazê-las se sentirem mais tristes.

Pesquisadores sugerem que esses efeitos ocorrem porque as expressões faciais fornecem feedback sensório-motor que contribui para a sensação de uma emoção, serve como uma sugestão que os indivíduos usam para dar sentido aos sentimentos emocionais em andamento, influencia outras respostas corporais relacionadas à emoção e/ou influencia o processamento de emoções. estímulos emocionais. Essa hipótese de feedback facial é notável porque apoia teorias mais amplas que afirmam que a experiência emocional é influenciada pelo feedback do sistema nervoso periférico, em oposição à experiência e às sensações corporais serem componentes independentes de uma resposta emocional. Além disso, essa hipótese apoia as alegações de que intervenções de feedback facial – por exemplo, sorrir mais ou franzir menos a testa – podem ajudar a controlar o sofrimento, melhorar o bem-estar e reduzir a depressão.

Em um artigo recentemente publicado na revista Nature Human Behavior, uma colaboração internacional de encontrou fortes evidências de que sorrisos posados (ou forçados) podem, de fato, nos tornar mais felizes. O efeito não seria forte o suficiente para superar algo como a depressão, mas fornece informações úteis sobre o que são as emoções e de onde elas vêm.

Os pesquisadores criaram um desenho de estudo que incluía três técnicas conhecidas destinadas a incentivar os participantes a ativar os músculos do sorriso. Um terço dos participantes foi orientado a usar o método da caneta na boca, um terço foi solicitado a imitar as expressões faciais vistas em fotos de atores sorridentes e o terço final recebeu instruções para mover os cantos dos lábios em direção ao rosto. orelhas e levante as bochechas usando apenas os músculos do rosto.

Em cada grupo, metade dos participantes realizou a tarefa olhando imagens alegres de cachorrinhos, gatinhos, flores e fogos de artifício, e a outra metade simplesmente viu uma tela em branco. Eles também viram esses mesmos tipos de imagens (ou a falta delas) enquanto eram orientados a usar uma expressão facial neutra.

Foram coletados dados de 3.878 participantes de 19 países. Depois de analisar seus dados, os pesquisadores descobriram um aumento notável na felicidade dos participantes imitando fotografias sorridentes ou puxando a boca em direção aos ouvidos. Mas eles não encontraram uma forte mudança de humor nos participantes usando a técnica de caneta na boca, isso talvez porque o ato de segurar a caneta pode exigir uma certa quantidade de cerrar os dentes, que geralmente não está presente em um sorriso genuíno. No entanto, a evidência das outras duas técnicas é clara e fornece um argumento convincente de que as emoções humanas estão de alguma forma ligadas a movimentos musculares ou outras sensações físicas.

Fonte: Nature Human Behaviour. DOI: 10.1038/s41562-022-01458-9.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários