Notícias de saúde

Nas crianças, comer mais rápido está associado à maior acúmulo de gordura

20 de julho de 2023 (Bibliomed). Estudo buscou avaliar as associações entre velocidade de alimentação, adiposidade, fatores de risco cardiometabólicos e qualidade da dieta em uma coorte de pré-escolares espanhóis.

Foi realizado um estudo transversal em 1.371 crianças em idade pré-escolar (49% meninas; idade média, 4,8 ± 1,0 anos) da coorte do Estudo Longitudinal de Avaliação de Risco de Obesidade na Infância (CORALS). Após exclusões, 956 participantes foram incluídos nas análises. A velocidade de alimentação foi estimada pela soma do total de minutos gastos em cada uma das 3 refeições principais e depois categorizada em lenta, moderada ou rápida.

Nos resultados, em comparação com os participantes da categoria de alimentação lenta, os da categoria de alimentação rápida apresentaram maior prevalência de risco de sobrepeso/obesidade; maior circunferência da cintura; e maiores Índice de Massa Gorda, pressão arterial sistólica e níveis de glicose plasmática em jejum, porém uma menor adesão à dieta mediterrânea.

O estudo concluiu que, nestas crianças, comer mais rápido está associado a maior adiposidade, certos fatores de risco cardiometabólico e menor adesão a uma dieta mediterrânea.

Fonte: The Journal of Pediatrics. DOI: 10.1016/j.jpeds.2022.08.024.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários