Notícias de saúde

Saúde e desenvolvimento das crianças se deterioraram na pandemia

19 de julho de 2023 (Bibliomed). Os lockdowns e confinamentos da pandemia de Covid-19 influenciaram a saúde e o desenvolvimento de todas as crianças. O objetivo de um novo estudo foi examinar se isso diferia por circunstâncias sociais. A hipótese dos autores foi a de que crianças socialmente desfavorecidas teriam deterioração mais pronunciada na sua a saúde e desenvolvimento em comparação com crianças em melhor situação.

No estudo de tendências, foram incluídas cinco coortes de triagem médica de matrícula escolar (entrada escolar 2018–2022) na cidade de Dusseldorf, Alemanha. Para compensar o viés de seleção devido ao número limitado de exames nos meses de pandemia, foram escolhidos os primeiros 800 exames de cada coorte.

Verificou-se que todos os grupos de crianças experimentaram uma deterioração em na sua saúde e desenvolvimento. Sua magnitude é comparável entre crianças com diferentes circunstâncias sociais. Por exemplo, entre 2018 e 2021, a prevalência de excesso de peso aumentou de 19,2 para 24,2% em crianças de bairros carentes e de 8,1 para 16,5% em crianças de bairros ricos. A prevalência de problemas de linguagem (preposições) aumentou de 49,9 para 72,1% entre as crianças não alemãs e de 14,4 para 39,1% entre as crianças alemãs.

Portanto, os resultados confirmaram apenas parcialmente a hipótese dos pesquisadores. No entanto, uma vez que as prevalências pré-pandêmicas de problemas de HAD entre crianças desfavorecidas já eram maiores, uma deterioração adicional - independentemente de sua magnitude - levou a uma situação particularmente ruim. Para essas crianças, o excesso de peso e o desenvolvimento da linguagem devem ser prioridades de prevenção.

Fonte: European Journal of Pediatrics. DOI: 10.1007/s00431-022-04799-9.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários