Notícias de saúde

Autistas sentem mais dor que pessoas sem a condição

13 de julho de 2023 (Bibliomed). As pessoas que têm autismo sentem dor com maior intensidade do que outras, o que é o oposto do que muitos acreditam ser verdade, sugere uma nova pesquisa da Universidade de Tel Aviv, em Israel.

O estudo incluiu 52 adultos com autismo de alto funcionamento e 52 pessoas saudáveis. Os pesquisadores usaram testes psicofísicos para avaliar a dor para examinar a ligação entre o estímulo e a resposta. Um pesquisador, usando um computador, controlaria a duração e a intensidade do estímulo. A pessoa examinada foi solicitada a classificar a intensidade da dor em uma escala de 0 a 100.

O estudo descobriu que as pessoas com autismo sentiam mais dores e que seu mecanismo de supressão da dor era menos eficaz. Segundo os pesquisadores, a crença predominante era que pessoas autistas eram supostamente indiferentes à dor, e há relatos de que médicos e outros profissionais os trataram de acordo.

Os autores explicam que cerca de 10% da população em geral sofre de disfunção da modulação sensorial, o que significa um nível de hipersensibilidade sensorial que pode interferir no funcionamento diário normal, como ter problemas para ignorar ou se adaptar a luzes vibrantes ou intermitentes ou ao zumbido de aparelhos de ar-condicionado ou ventiladores.

Os pesquisadores esperam que as descobertas possam ajudar profissionais que trabalham com pessoas com autismo possam tomar as melhores decisões no avanço do tratamento personalizado.

Fonte: PAIN. DOI: 10.1097/j.pain.0000000000002767.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários