Notícias de saúde

Levantar Peso é Seguro Para Coração de Idoso, diz Estudo

Por Amy Norton

NOVA YORK (Reuters Health) - Cada vez mais os idosos são aconselhados a levantar peso para fortalecer seus músculos, ossos e a saúde em geral. No entanto, ainda persistia uma dúvida sobre se o coração de pessoas de mais idade era capaz de suportar o esforço. As conclusões de um estudo sugerem que, feito de forma correta, o levantamento de peso não representa uma sobrecarga inadequada para o coração.

Em um estudo com 65 idosos saudáveis, homens e mulheres, pesquisadores franceses descobriram que embora o levantamento de peso eleve a frequência cardíaca e a pressão sanguínea, não parece aumentar o risco de um ataque cardíaco.

Em termos mais precisos, o levantamento de peso não eleva os níveis sanguíneos de uma proteína chamada troponina cardíaca I, indicador extremamente sensível de "sofrimento cardíaco".

Os pesquisadores, chefiados por Stephane Bermon, da Nice Medical School, apresentaram seu trabalho na edição de novembro do Medicine and Science in Sports and Exercise.

Os participantes do estudo tinham entre 65 e 80 anos de idade, pressão sanguínea normal e não sofriam de doença cardíaca. Eles realizaram uma série de exercícios de força para que fossem medidos frequência cardíaca, pressão sanguínea e níveis de troponina cardíaca I.

Os especialistas verificaram que os batimentos cardíacos e a pressão arterial aumentaram, enquanto os níveis de troponina cardíaca I permaneceram constantes. Segundo os autores, os resultados mostram que embora o levantamento de peso sobrecarregue o sistema cardiovascular, os idosos saudáveis podem realizar o exercício sem colocar o coração em risco.

A segurança pode depender, em grande parte, do uso de técnicas respiratórias apropriadas durante o exercício, indicou o trabalho. Os pesquisadores instruíram os levantadores de peso a expirar quando baixavam o peso e inspirar quando levantavam.

"Exercícios de força podem ser muito benéficos para idosos, mas, claro, eles devem sempre consultar seus médicos antes de entrar para uma academia", disse Bermon à Reuters Health. Conforme Bermon, isso é particularmente importante para idosos com hipertensão severa, doença cardíaca ou osteoporose.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários