Notícias de saúde

Doença cardíaca precoce pode aumentar o risco de declínio cognitivo

07 de julho de 2023 (Bibliomed). Pessoas que sofrem um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral (AVC) na meia-idade também podem desenvolver problemas cognitivos mais cedo na vida. É o que sugere estudo realizado na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

O estudo envolveu 3.100 norte-americanos cuja saúde foi monitorada por até 30 anos, começando na idade adulta. Durante esse período, 5% desenvolveram doenças cardiovasculares prematuras - principalmente doenças cardíacas ou derrames, com idade média de 48 anos.

No geral, os participantes tiveram pior desempenho em uma bateria de testes cognitivos feitos quando estavam na casa dos 50 anos, em comparação com seus colegas que não tinham doenças cardiovasculares.

AVCs podem danificar o tecido cerebral, prejudicando as habilidades mentais. Mas neste estudo, essa não é toda a história: quando os pesquisadores excluíram os participantes com histórico e AVC, doenças cardiovasculares precoces (quase sempre doenças cardíacas) ainda estavam ligadas a pontuações cognitivas mais baixas.

A conexão também se destacou quando os pesquisadores consideraram outros fatores que poderiam afetar a saúde cardiovascular e o desempenho cognitivo – incluindo níveis de escolaridade, consumo de álcool e tabaco e depressão. Isso não é prova definitiva de que a doença cardiovascular prematura causou as pontuações mais baixas nos testes.

Contudo, o grupo com doença cardiovascular precoce mostrou uma taxa mais rápida de declínio entre duas séries de testes com cinco anos de intervalo: 13% apresentaram "declínio cognitivo acelerado" contra 5% do grupo de comparação.

Para os autores, esses resultados enfatizam a importância de se prestar atenção à saúde cardiovascular no início da vida, além de adotar bons hábitos de saúde, como manter níveis saudáveis de pressão arterial, açúcar no sangue e colesterol, não fumar, praticar exercícios físicos regularmente e seguir uma dieta saudável.

Fonte: Neurology. DOI: 10.1212/WNL.0000000000206825.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários