Notícias de saúde

Histórico familiar de pólipos aumenta risco de câncer de cólon

17 de junho de 2021 (Bibliomed). Ter parentes próximos com pólipos de cólon - que podem ser precursores do câncer - pode significar que você tem um risco maior para esse tipo de câncer, mostra estudo do Karolinska Institute, na Suécia. O câncer de cólon é a segunda forma mais letal de câncer no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de mais de 68.000 pacientes com câncer de cólon na Suécia e um grupo de controle de quase 334.000 pessoas sem a doença. Pouco mais de 8% dos pacientes com câncer de cólon tinham um irmão ou pai com pólipos de cólon - crescimentos anormais - em comparação com menos de 6% do grupo de controle.

Isso mostra que ter um parente próximo com pólipos de cólon está associado a um aumento de 40% no risco de câncer de cólon. O risco é ainda maior para certas pessoas, chegando a ser o dobro em pessoas com pelo menos dois parentes de primeiro grau com pólipos ou um parente de primeiro grau que teve um pólipo colorretal diagnosticado antes dos 60 anos.

A maioria das pessoas com diagnóstico de câncer de cólon tem mais de 65 anos, mas um número crescente de adultos mais jovens tem sido afetado nos últimos anos. Os pólipos do cólon podem ser detectados com exames de colonoscopia. E os pesquisadores acreditam que essas descobertas podem influenciar as políticas de triagem. Se diagnosticados e tratados precocemente, os pacientes com câncer de cólon têm maior probabilidade de ter bons resultados, disseram os autores do estudo.

Fonte: BMJ. DOI: 10.1136/bmj.n877.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários