Notícias de saúde
03 de julho de 2023 (Bibliomed). Os secadores de esmalte comumente usados em procedimentos como unha em gel podem danificar células e causar câncer. Isso porque eles usam luz ultravioleta (UV) para acelerar a secagem.
O estudo, realizado na Universidade da Califórnia, nos Estaods Unidos, usou três linhagens de células: queratinócitos de pele humana adulta, fibroblastos de prepúcio humano e fibroblastos embrionários de camundongos.
Os três tipos de células foram expostos a duas condições: exposição aguda e exposição crônica ao dispositivo de luz UV usando placas de Petri de células e máquinas de cura UV. Morte celular, danos e mutações no DNA foram observados em ambas as condições.
Os pesquisadores descobriram que em uma sessão de 20 minutos com os dispositivos, entre 20% e 30% das células expostas morreram. Três exposições consecutivas de 20 minutos causaram entre 65% e 70% da morte celular.
A exposição à luz ultravioleta também causou danos mitocondriais e de DNA nas células remanescentes. Isso resultou em mutações com padrões que podem ser observados no câncer de pele em humanos.
Segundo os autores, os resultados sugerem fortemente que a radiação emitida por secadores de esmalte UV pode causar câncer nas mãos e podem aumentar o risco de câncer de pele de início precoce. Contudo, eles ressaltam a importância da realização de mais estudos para quantificar com precisão o risco de câncer de pele da mão em pessoas que usam regularmente secadores de esmalte UV.
Fonte: Nature Communications. DOI: 10.1038/s41467-023-35876-8.
Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.
Veja também