Notícias de saúde

O que pode levar crianças e adolescentes à morte por Covid-19?

10 de maio de 2023 (Bibliomed). As mortes por doença de coronavírus 2019 (Covid-19) são raras em crianças e jovens. As altas taxas de infecções assintomáticas e leves complicam a avaliação da causa da morte neste grupo de indivíduos. Pesquisadores avaliaram a causa da morte em todas a crianças e jovens com teste positivo para coronavírus 2 da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-CoV-2) desde o início da pandemia na Inglaterra.

Para melhorar a compreensão das mortes pediátricas por Covid-19 – e quais fatores podem estar ligados a um risco aumentado de morte pesquisadores analisaram dados detalhados sobre todos com menos de 20 anos na Inglaterra que morreram dentro de 100 dias após um Covid-19 confirmado infecção entre março de 2020 e dezembro de 2021. O estudo foi publicado em PLOS Medicine.

A análise mostrou que, do total de 185 mortes ocorridas, 81 foram devidas à Covid-19. Dos que morreram de Covid-19, 75% tinham condições de saúde subjacentes, principalmente neurodeficiência grave e condições envolvendo um sistema imunológico comprometido. Metade das mortes por Covid-19 ocorreu dentro de sete dias após a infecção e a maioria dentro de 30 dias após a infecção.

Essas descobertas confirmam que a morte por Covid-19 permaneceu rara em crianças e jovens, mesmo quando novas variantes do vírus SARS-Cov-2 surgiram durante o período do estudo. Eles também destacam quais crianças podem estar sob maior risco de morte por Covid-19, o que pode ajudar a informar pais, médicos e formuladores de políticas sobre prevenção por meio de vacinação, por exemplo, e busca de tratamento precoce.

Fonte: PLoS Medicine. DOI: 10.1371/journal.pmed.1004118.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários