Notícias de saúde

Bactérias intestinais são diferentes em pessoas com Parkinson

13 de junho de 2023 (Bibliomed). Um estudo da Universidade de Surrey, na Inglaterra, sugere que a doença de Parkinson pode se iniciar no intestino. Na doença de Parkinson partes do cérebro são progressivamente danificadas ao longo de muitos anos, ocasionando movimentos incontroláveis, como tremores, rigidez dos membros e dificuldade de equilíbrio e coordenação.

O estudo envolveu 490 pessoas com Parkinson e 234 indivíduos neurologicamente saudáveis. Cada um forneceu uma amostra de fezes e informações sobre si mesmos. Quando as amostras foram analisadas, os pesquisadores descobriram que bactérias, genes e vias biológicas diferiam em mais de 30% naqueles com Parkinson em comparação com aqueles sem o distúrbio do movimento.

Um exemplo foi a espécie bacteriana Bifidobacterium dentium, conhecida por causar infecções, como abscessos cerebrais. Eles foram sete vezes maiores em pessoas com Parkinson, enquanto os níveis de Roseburia intestinalis, uma bactéria encontrada em cólons saudáveis, foram 7,5 vezes menores. A constipação é um sintoma reconhecido da doença de Parkinson.

Um grupo de bactérias conhecidas por causar infecções - Escherichia coli, Klebsiella pneumonia e Klebsiella quasipneumoniae - estava elevado naqueles com Parkinson.

Os autores explicam que a pesquisa atual não foi projetada para esponder se a própria bactéria é a causa inicial da doença, algumas também podem ser uma consequência da doença ou podem até ser influenciadas pela composição genética do indivíduo.

Fonte: Nature Communications. DOI: 10.1038/s41467-022-34667-x.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários