Notícias de saúde

Maioria dos líderes religiosos apoiam tratamento médico para depressão

07 de junho de 2023 (Bibliomed). As preocupações de que o clero afaste os fiéis com depressão do tratamento médico, fazendo-os acreditar que apenas orações são necessárias para curá-los parece infundada. É o que mostra uma pesquisa realizada pela Duke University, nos Estados Unidos, que descobriu que 90% dos membros do clero adotaram uma compreensão médica das causas e tratamento da depressão. Cerca de 10% disseram que recomendariam o uso apenas de meios religiosos para tratar a depressão.

Para o estudo, os pesquisadores usaram dados da Pesquisa Nacional de Líderes Religiosos de Duke, que inclui o clero dos EUA em todo o espectro religioso.

A pesquisa foi realizada em 2019 e 2020, muito antes da pandemia de COVID-19. Aproximadamente 1.600 líderes congressionais, sendo cerca de 890 os principais líderes de sua congregação participaram do estudo.

Poucos entrevistados estavam em desacordo com causas conhecidas ou tratamento para depressão. Mais endossaram a combinação de um tratamento médico com oração e frequência à igreja do que disseram acreditar nas causas médicas e religiosas da depressão.

Protestantes negros e congregações evangélicas brancas estavam entre os 10% que rejeitaram conselhos médicos em favor de opções religiosas. Eles ainda representavam uma pequena minoria, cerca de 15%, dentro desses grupos.

Fonte: JAMA Psychiatry. DOI: 10.1001/jamapsychiatry.2022.4525.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários