Notícias de saúde

Qual o melhor tipo de exercício para as gestantes?

03 de janeiro de 2024 (Bibliomed). Um estudo recente da Universidade de Alberta sugere que o treinamento de alta intensidade com intervalos durante a gravidez é bem tolerado por mães grávidas e seus bebês, o que vai contra as recomendações tradicionais de exercícios para gestantes.

O estudo, publicado na revista Sports Medicine, comparou as respostas cardiovasculares maternas e fetais ao treinamento de alta intensidade com intervalos ao treinamento contínuo de intensidade moderada. Continua havendo uma abundância de conselhos e treinos de alta intensidade com intervalos online sendo sugeridos para populações grávidas na ausência de evidências científicas, explicam os autores da pesquisa. O que foi inovador neste estudo é que os pes pesquisadores analisaram como o bebê respondia ao exercício de alta intensidade.

Foram analisadas as respostas em termos da frequência cardíaca do feto e também do fluxo sanguíneo na placenta, no sentido de avaliar se eles estavam recebendo fluxo sanguíneo suficiente, oxigênio e nutrientes. Os pesquisadores também usaram uma ampla gama de medidas, incluindo a respiração, a frequência cardíaca materna, a mudança na glicose, a produção de lactato e a pressão arterial.

Para o estudo, os intervalos de alta intensidade foram realizados através de 10 sessões de ciclismo de um minuto acima de 90% da frequência cardíaca máxima individual, seguidas de um minuto de recuperação ativa. Esta forma de treinamento foi então comparada a uma forma mais tradicional de exercício materno, o ciclismo contínuo de intensidade moderada, que foi realizado por 30 minutos.

O estudo concluiu que uma sessão aguda de exercício intervalado de alta intensidade, consistindo em esforços repetidos de 1 minuto quase máximos a máximos, bem como o treinamento contínuo de intensidade moderada, são bem tolerados pela mãe e pelo feto, podendo ambos serem implementados.

Fonte: Sports Medicine. DOI: 10.1007/s40279-023-01858-5.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários