Notícias de saúde

Em 20 minutos já dá para sentir os benefícios de parar de fumar

24 de maio de 2023 (Bibliomed). Os benefícios para a saúde de parar de fumar começam cerca de 20 minutos após a última tragada. É quando a frequência cardíaca e a pressão sanguínea de um fumante começam a diminuir, de acordo com a American Cancer Society.

Leva alguns dias para que os níveis de monóxido de carbono no sangue se normalizem. Em duas semanas a três meses, a circulação começa a melhorar e a função pulmonar aumenta. Mais gradualmente, a tosse do fumante desaparece à medida que o muco sai dos pulmões. Isso ocorre porque os "cílios", minúsculas estruturas semelhantes a pelos em seus pulmões, começaram a cicatrizar.

Embora não possa reverter a cicatrização pulmonar, parar de fumar pode ajudar a prevenir o agravamento dos sintomas da doença pulmonar. Com o tempo, o risco de pneumonia e câncer de pulmão também diminui.

Além desses benefícios, parar de fumar também reduz o risco de fraturas ósseas mais tarde na vida, garante um sistema imunológico mais robustos e músculos mais fortes. E isso nem chega às vantagens mais sérias de se tornar um não fumante, que incluem um risco reduzido de doenças cardíacas, derrames e certos tipos de câncer. Segundo a ACS, o risco de uma pessoa ter um ataque cardíaco cai drasticamente em um a dois anos depois de parar de fumar.

Parar de fumar também reduz o risco de desenvolver 12 tipos de câncer. O risco de certos tipos de câncer é reduzido pela metade em cerca de cinco a 10 anos, de acordo com a ACS. Além disso, alguns problemas de fertilidade até se resolvem quando os níveis de estrogênio voltam ao normal.

Os pesquisadores destacam, também, que parar de fumar diminui manchas na pele e o desenvolvimento de rugas, dentes e unhas param de amarelar e tanto o paladar quanto o olfato se tornam mais apurados. Outro benefício é que o declínio mental também é menor para quem parar de fumar.

Fonte: U.S. Centers of Disease Control and Prevention 2023.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários