Notícias de saúde

Dores de cabeça podem indicar problemas de saúde

03 de maio de 2023 (Bibliomed). Ter dores de cabeça curtas e dolorosas por muitos dias ou até semanas seguidas pode sinalizar outros problemas de saúde, indica estudo do Instituto Karolinska, na Suécia.

Chamadas de "dores de cabeça em salvas", esses episódios são extremamente dolorosos e podem durar de 15 minutos a três horas de cada vez. E as pessoas que os têm podem ter três vezes mais chances de ter outras condições médicas, como doenças cardíacas ou transtornos mentais.

O estudo envolveu mais de 3.200 suecos, com idades entre 16 e 64 anos, que sofriam de dores de cabeça em salvas. A maioria eram homens, porque os homens são mais propensos a ter dores de cabeça em salvas. Os pesquisadores compararam esse grupo a 16.200 pessoas sem dores de cabeça que eram semelhantes em idade, sexo e outros fatores.

Os pesquisadores analisaram os registros de trabalho e os benefícios por invalidez para determinar quantos dias por ano as pessoas faltavam ao trabalho devido a doença e invalidez.

As pessoas com dores de cabeça em salvas perderam um número médio de 63 dias de trabalho devido a doença e incapacidade, em comparação com 34 dias naqueles sem dores de cabeça em salvas.

Cerca de 92% daqueles que tiveram dores de cabeça em salvas tiveram pelo menos uma doença adicional e cerca de 78% daqueles sem dores de cabeça em salvas tiveram duas ou mais doenças, determinaram os pesquisadores. Mais mulheres com cefaleia em salvas tiveram doenças adicionais do que os homens - 96% em comparação com 90%.

Fonte: Neurology. DOI: 10.1212/WNL.0000000000201685.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários