Notícias de saúde

Diferenças entre medicamentos para degeneração macular relacionada à idade

20 de abril de 2023 (Bibliomed). Um dos dois medicamentos mais comuns usados para tratar a degeneração macular relacionada à idade parece melhor que o outro, sugere um novo e pequeno estudo realizado na Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

Entre 106 pacientes com degeneração macular relacionada à idade "úmida", 50% daqueles tratados com aflibercept puderam parar com o medicamento após um ano, em comparação com apenas 17% daqueles tratados com bevacizumabe.

Os pesquisadores estudaram registros médicos de 106 pacientes com degeneração macular relacionada à idadeúmida atendidos no Johns Hopkins entre 2013 e 2020.

Os pacientes foram considerados desmamados do tratamento se tivessem visão estável e não precisassem de uma injeção ocular por pelo menos 30 semanas após o último tratamento.

Os resultados mostraram que, após as três primeiras injeções mensais, os pacientes que receberam aflibercept tiveram uma pequena vantagem sobre o bevacizumab na melhora da visão. Mas aos seis meses, a vantagem do aflibercept não era mais vista.

Quando o tempo entre os tratamentos foi estendido, no entanto, aqueles que receberam bevacizumabe tiveram mais perda de visão do que aqueles que receberam aflibercept, observaram os pesquisadores.

Em um ano, 30 dos 60 pacientes tratados com aflibercept foram retirados da terapia, em comparação com oito dos 46 tratados com bevacizumabe, descobriram os pesquisadores. Os pesquisadores então monitoraram 56 dos 106 pacientes por mais um ano e descobriram que 48% dos pacientes tratados com aflibercept permaneceram fora do tratamento, em comparação com 28% dos pacientes que permaneceram sem bevacizumabe.

Para aqueles que ainda precisavam de tratamento, os intervalos entre as injeções foram 44% maiores nos pacientes tratados com aflibercept do que nos tratados com bevacizumabe.

Fonte: Journal of Clinical Investigation. DOI: 10.1172/JCI159125.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários