Notícias de saúde

Meditação e medicamentos podem ter mesmo efeito no tratamento da ansiedade

30 de março de 2023 (Bibliomed). Um tipo de meditação que ajuda as pessoas a se tornarem mais conscientes de seus pensamentos e sentimentos no momento presente é tão eficaz quanto um antidepressivo "padrão ouro" para tratar pacientes com transtornos de ansiedade.

Segundo estudo do Georgetown University Medical Center, nos Estados Unidos, um programa de redução de estresse baseado em mindfulness funcionou tão bem quanto o medicamento escitalopram.

Os pesquisadores recrutaram 276 pacientes, com idade média de 33 anos, a maioria mulheres, de três hospitais em Boston, Nova York e Washington, D.C. Os pacientes foram designados aleatoriamente para um programa de redução do estresse baseado em mindfulness ou escitalopram.

A meditação foi oferecida semanalmente durante oito semanas por meio de aulas presenciais de 2 horas e meia, um retiro de fim de semana de um dia inteiro e exercícios de prática diária em casa de 45 minutos.

Os sintomas de ansiedade dos participantes do estudo foram avaliados quando eles se inscreveram, novamente após oito semanas de intervenção, 12 semanas e 24 semanas após a inscrição. Os avaliadores clínicos não sabiam se os pacientes haviam recebido o medicamento ou a terapia.

Os pesquisadores disseram que usaram uma ferramenta padronizada para medir a gravidade dos sintomas de ansiedade das pessoas, que caíram cerca de 30% para ambos os grupos. Eles explicam que, embora a meditação da atenção plena funcione, "nem todo mundo está disposto a investir tempo e esforço para concluir com sucesso todas as sessões necessárias e praticar regularmente em casa, o que aumenta o efeito.

Fonte: JAMA Psychiatry. DOI: 10.1001/jamapsychiatry.2022.3679.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários