Notícias de saúde

Variante genética pode estar ligada ao câncer de apêndice

28 de março de 2023 (Bibliomed). Embora o câncer de apêndice seja raro, para uma pequena porcentagem de pacientes, a doença pode estar ligada a uma variante genética específica, sugere um novo estudo da Vanderbilt University, nos Estados Unidos.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de testes de painéis multigênicos de um laboratório nacional de testes clínicos nos Estados Unidos. Os dados incluíram 131 pacientes com câncer de apêndice. Eles descobriram que 11,5% dos pacientes tinham pelo menos uma variante genética herdada em um gene de suscetibilidade ao câncer.

Nos pacientes cujo câncer de apêndice foi o primeiro e único tumor primário, os pesquisadores observaram uma prevalência semelhante, cerca de 10,8%. Isso liga ainda mais a doença a um componente familiar. Todos os pacientes com câncer de apêndice devem considerar a avaliação genética, disseram os pesquisadores. Eles também devem considerar testes e aconselhamento genético de familiares em risco.

De acordo com os autores, mais estudos são necessários para identificar novos fatores genéticos e usar essas evidências para determinar quais genes são selecionados em testes genéticos para câncer de apêndice.

Fonte: JAMA Oncology. DOI: 10.1001/jamaoncol.2022.5425.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários