Notícias de saúde

Cérebro de quem tem TDAH funciona de forma diferente

28 de março de 2023 (Bibliomed). Pessoas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade têm padrões de atividade genética em seus cérebros que diferem de pessoas sem a doença, disseram pesquisadores do U.S. National Institutes of Health. O estudo indica como as diferenças genômicas podem contribuir para os sintomas do TDAH.

O estudo analisou o tecido cerebral post-mortem de 60 pessoas, algumas com TDAH e outras sem. Os pesquisadores usaram uma técnica genômica chamada sequenciamento de RNA para explorar a expressão gênica – como genes específicos são ativados ou desativados.

O foco dos pesquisadores estava em duas regiões cerebrais conectadas associadas ao TDAH e críticas no controle da atenção de uma pessoa, o caudado e o córtex frontal, já que pesquisas anteriores encontraram diferenças na estrutura e atividade dessas regiões cerebrais em pessoas com TDAH.

Os resultados mostraram que as pessoas diagnosticadas com TDAH tinham diferenças nos genes que codificam os neurotransmissores - substâncias químicas usadas pelas células cerebrais para se comunicarem umas com as outras. Especificamente, eles encontraram diferenças na expressão gênica dos neurotransmissores glutamato, que são importantes para as funções cerebrais, como atenção e aprendizado.

Fonte: Molecular Psychiatry. DOI: 10.1038/s41380-022-01844-9.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários