Notícias de saúde

Novo medicamento pode reduzir pressão alta difícil de tratar

22 de março de 2023 (Bibliomed). Alguns pacientes com pressão alta não conseguem controlá-la com medicamentos padrão, mas um novo estudo mostra que uma droga experimental pode fazer isso.

O medicamento baxdrostat atua bloqueando uma enzima necessária para produzir aldosterona, um hormônio esteroide segregado pelo córtex suprarrenal que tem como função controlar o sódio e o potássio, regulando o volume de fluidos.

No estudo, os cientistas trabalharam com 274 participantes, que receberam uma das três doses do medicamento ou um placebo junto com os medicamentos existentes. Os pacientes do estudo tinham pressão arterial de pelo menos 130/80mmHg, mesmo tomando pelo menos três medicamentos diferentes para pressão arterial.

A pressão arterial elevada é qualquer coisa de 130/80 ou superior, enquanto 120/80 é considerada normal. Quando o número superior é 120-129, a pressão arterial é considerada elevada.

Os resultados mostraram que s pacientes que receberam a dose mais alta do novo medicamento viram o número máximo cair 20 pontos. Pacientes com placebo perderem 11 pontos de seu número superior, conhecido como pressão arterial sistólica.

De acordo com os pesquisadores, esses resultados podem indicar que nem todos os participantes tomavam os medicamentos corretamente antes do estudo, o que explicaria a redução da pressão no grupo placebo.

Fonte: The New England Journal of Medicine. DOI: 10.1056/NEJMoa2213169.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários