Notícias de saúde

Homens e mulheres têm dificuldades diferentes para controlar a pressão

14 de outubro de 2021 (Bibliomed). Aproximadamente um terço dos norte-americanos que tomam medicamentos para hipertensão não tem a pressão arterial controlada, revela um novo estudo do Instituto Rutgers de Saúde, Política de Saúde e Pesquisa do Envelhecimento, nos Estados Unidos.

Entre os pacientes na faixa dos 70 anos, as mulheres tinham 29% mais chances do que os homens de ter pressão alta não controlada, e mulheres com 80 anos ou mais tinham um risco 63% maior.

Entre 20 e 49 anos, o inverso parece ser verdadeiro. Em comparação com as mulheres, o risco de pressão arterial tratada, mas não controlada, foi 59% maior entre os homens na casa dos 20 anos, 70% maior entre os de 30 anos e 47% maior para os homens na casa dos 40 anos.

Ao todo, quase metade dos adultos nos Estados Unidos tem pressão alta, aumentando o risco de ataque cardíaco, derrame, doença renal e outras complicações de saúde, incluindo COVID-19 grave, de acordo com a American Heart Association.

Junto com os conselhos para perder peso, reduzir o estresse, parar de fumar e reduzir o consumo de álcool e sódio, pessoas com hipertensão arterial conhecida geralmente recebem medicamentos prescritos. Mesmo assim, se a pressão arterial permanecer acima do nível considerado ideal, é considerada descontrolada.

Para saber mais sobre o risco de hipertensão tratada, mas não controlada, os pesquisadores se concentraram em mais de 13.200 homens e mulheres com 20 anos ou mais. Entre 1999 e 2018, todos haviam se inscrito em um estudo em andamento sobre saúde e nutrição. Em média, os participantes tinham 57 anos e 7 em cada 10 eram brancos. E todos estavam tomando remédios para pressão alta. Mesmo assim, constatou-se que 35% das mulheres e 33% dos homens tinham pressão alta não controlada.

Embora o risco fosse praticamente o mesmo para homens e mulheres entre 50 e 69 anos, uma enorme diferença de gênero era evidente em ambas as extremidades desse período, com risco muito maior entre os homens mais jovens e muito maior entre as mulheres mais velhas.

Fonte: American Heart Association Virtual Meeting. September, 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários