Notícias de saúde

Baixos níveis de nicotina não aumentam a ansiedade

21 de março de 2023 (Bibliomed). A Food and Drug Administration dos Estados Unidos propôs limitar a quantidade de nicotina nos cigarros a níveis minimamente viciantes, mas tem havido preocupação de que a queda na nicotina possa exacerbar a ansiedade em fumantes que já podem enfrentar problemas de humor.

No entanto, um novo estudo da Penn State University School of Medicine mostra que, embora os cigarros com 5% da dose normal de nicotina possam ajudar os fumantes ansiosos ou deprimidos a parar de fumar, eles o fazem sem aumentar os problemas de humor ou ansiedade que os levaram a fumar.

Para o estudo, os pesquisadores estudaram 188 fumantes que tinham transtornos de humor ou ansiedade e não queriam parar. Eles foram aleatoriamente designados para fumar cigarros com a quantidade usual de nicotina ou aqueles com teor de nicotina reduzido em etapas ao longo de 18 semanas.

Durante esse tempo, os pesquisadores não encontraram diferenças significativas na saúde mental entre os dois grupos. E aqueles que receberam cigarros com nicotina reduzida tiveram maior probabilidade de parar de fumar do que aqueles cujos cigarros continham quantidades normais de nicotina - 18% contra 4%.

Ao propor a limitação da quantidade de nicotina nos cigarros a níveis minimamente viciantes, o FDA tinha como objetivo não apenas diminuir o vício, mas também reduzir a exposição a substâncias tóxicas e aumentar as chances de parar. De acordo com os autores, essa prática parece diminuir a sensação de vício, tornando as pessoas mais capazes de parar de fumar quando recebem acompanhamento para tal.

Fonte: PLOS ONE. DOI: 10.1371/journal.pone.0275522.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários