Notícias de saúde

Cirurgia pode reduzir dor em casos de Doença Arterial Periférica

20 de março de 2023 (Bibliomed). A doença arterial periférica (DAP). caracterizada por um acúmulo de placa nas artérias das pernas, causando dor e dificuldade para caminhar. Mais de 10% das pessoas com DAP desenvolvem isquemia crônica que ameaça os membros, o que aumenta o risco de amputação e morte. A isquemia crônica que ameaça o membro pode ser tratada com cirurgia, mas não está claro qual das duas abordagens foi mais eficaz e para quem. Agora, um novo estudo encontra um claro benefício com um tipo de cirurgia.

A cirurgia de bypass é uma aposta melhor do que a terapia endovascular minimamente invasiva, na qual os médicos usam sua própria veia para redirecionar o fluxo sanguíneo ao redor de um vaso sanguíneo bloqueado. Outra opção muito utilizada é o uso de stents, que atuam dilatando a veia e aumentando o fluxo sanguíneo.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram 1.830 adultos dos Estados Unidos, Canadá, Finlândia, Itália e Nova Zelândia. Destes, mais de 1.400 foram colocados no primeiro grupo e foram considerados os melhores candidatos para a cirurgia de ponte de safena porque tinham uma veia importante da perna adequada. Eles foram aleatoriamente designados para fazer um bypass ou um procedimento endovascular (stent) e acompanhados por até sete anos.

O segundo grupo incluiu os quase 400 adultos que não eram candidatos ideais para a cirurgia de ponte de safena porque não tinham uma veia safena adequada. Eles foram submetidos a um procedimento endovascular ou bypass com material alternativo e foram acompanhados por até três anos.

No final do estudo, as pessoas do primeiro grupo que receberam o bypass tinham 32% menos probabilidade de ter grandes eventos médicos relacionados à isquemia crônica do membro do que suas contrapartes que tiveram o procedimento endovascular. Especificamente, houve uma redução de 65% na repetição de grandes cirurgias para restaurar o fluxo sanguíneo na parte inferior da perna e uma redução de 27% na necessidade de grandes amputações no grupo de bypass.

Não houve grandes diferenças nos resultados entre os participantes que não tinham uma veia safena ideal para o bypass no segundo grupo. O estudo não foi desenhado para comparar os resultados entre os dois grupos. Quando os pesquisadores analisaram a vida dos pacientes após o tratamento, descobriram que restaurar o fluxo sanguíneo na perna por qualquer meio levou a menos dor e melhor qualidade de vida.

Fonte: The New England Journal of Medicine. DOI: 10.1056/NEJMoa2207899.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários