Notícias de saúde

Consumo de frutas e verduras reduz o risco de doença arterial nos membros inferiores

05 de junho de 2017 (Bibliomed). Uma dieta contendo alimentos tais como as frutas e vegetais em grande quantidade pode ajudar a manter suas artérias da perna livres de obstruções, sugere um novo estudo. A nova pesquisa foi publicada na revista Arteriosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology.

As pessoas com doença arterial periférica têm estreitamento (obstruções) das artérias das coxas e das pernas, o que limita o fluxo sanguíneo para os músculos e torna difícil ou doloroso andar ou ficar de pé.

Estudos anteriores associaram um menor consumo de frutas e vegetais a um risco aumentado de doença cardíaca e acidente vascular cerebral, mas tem havido poucas pesquisas sobre a conexão entre consumo de frutas e vegetais e doença arterial periférica.

No estudo atual, os pesquisadores analisaram dados de 3,7 milhões de pessoas, com idade média de 64 anos. Eles descobriram que aqueles que comiam três ou mais porções de frutas e legumes por dia tinham um risco reduzido de 18% de doença arterial periférica.

Ainda na pesquisa, as mulheres brancas mais velhas eram mais propensas a comer três ou mais porções de frutas e legumes diariamente, enquanto os homens negros mais jovens eram menos propensos a fazê-lo. Os fumantes atuais e ex-fumantes com baixa ingestão de frutas e vegetais tinham chances particularmente elevadas de doença arterial periférica, segundo o estudo.

Apenas uma associação, em vez de uma relação de causa e efeito, entre o consumo destes produtos e a doença arterial periférica foi observada neste estudo.

Fonte: Arteriosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology, news release, May 18, 2017

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários