Notícias de saúde

Quais os desafios no tratamento da Covid Longa?

16 de março de 2023 (Bibliomed). Há um crescente reconhecimento dos efeitos a longo prazo na saúde da infecção por SARS-CoV-2 (às vezes chamada de Covid longa). No entanto, pouco se sabe ainda sobre o diagnóstico clínico e o manejo da Covid longa nos sistemas de saúde.

Um novo estudo descreveu temas dominantes relativos ao diagnóstico clínico e manejo de Covid longa nos prontuários eletrônicos de saúde de pacientes com um código de diagnóstico para essa condição (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde, Décima Revisão [CID-10] código U09.9).

Este estudo qualitativo, incluindo registros de saúde de 200 veteranos selecionados aleatoriamente, identificou 2 temas dominantes: (1) incerteza clínica: muitas vezes não estava claro se sintomas específicos eram devidos à Covid longa, dada a complexidade médica e limitações funcionais de muitos pacientes e ausência de marcadores específicos para esta condição, o que levou ao monitoramento contínuo, exames diagnósticos e encaminhamento; e (2) fragmentação do atendimento: os processos de atendimento pós-Covid-19 foram muitas vezes isolados de outros cuidados e podem ser onerosos para os pacientes.

Essas descobertas destacam a complexidade de diagnosticar e gerenciar a Covid de longa duração em ambientes clínicos.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.40332.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários