Notícias de saúde

Filhos de mães com Covid-19 têm maior risco de distúrbios de neurodesenvolvimento

13 de outubro de 2023 (Bibliomed). Um novo estudo realizado no Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos, mostrou que filhos do sexo masculino nascidos de mães com histórico de Covid-19 durante a gestação eram mais propensos a receber um diagnóstico de problemas de neurodesenvolvimento, como transtorno do espectro autista, no primeiro ano após o parto.

Os autores do estudo examinaram registros eletrônicos de saúde de 18.355 nascidos vivos durante a pandemia de Covid-19, incluindo 883, ou 4,8%, de indivíduos que testaram positivo para Covid-19 durante a gravidez.

Das 883 crianças expostas ao coronavírus antes do nascimento, 26, ou 3%, receberam um diagnóstico de neurodesenvolvimento no primeiro ano de vida. Os pesquisadores observaram que 1,8% das crianças não expostas ao Covid-19, ou 317, receberam esse diagnóstico.

Depois de contabilizar vários fatores, incluindo raça, etnia, status de seguro, tipo de hospital, idade materna e estado prematuro, os pesquisadores descobriram que os casos maternos de Covid-19 estavam associados a chances quase duas vezes maiores de um diagnóstico de neurodesenvolvimento aos 12 meses de idade entre crianças do sexo masculino.

A razão para a disparidade entre homens e mulheres não ficou imediatamente clara na pesquisa. Segundo os autores, são necessários estudos maiores e acompanhamentos mais longos para testar os resultados de forma confiável.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.4415.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários