Notícias de saúde

Brasil: É Realizada a Primeira Telecirurgia no Brasil

São Paulo, 21 de Novembro(eHLA). Pela primeira vez no Hemisfério Sul, foi realizada a demonstração de uma telecirurgia feita por robô monitorado por computador. Uma equipe de médicos brasileiros e um médico americano fizeram a cirurgia usando a Internet 2, de altíssima velocidade. Um robô, denominado "AESOP", foi montado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo e comandado, via computador, pelo médico Louis Kavoussi, do Hospital John Hopkins (Baltimore, EUA). A cirurgia foi exibida no último domingo, em tempo real durante o 18º Congresso Mundial de Endourologia.

Esta é a segunda telecirurgia realizada no mundo; a primeira foi realizada em 1998 entre Estados Unidos e Áustria. "Tivemos a oportunidade de demonstrar a capacidade de se movimentar braços robóticos à distância", afirmou o médico Anuar Ibrahim Mitre, um dos coordenadores da operação.

O paciente foi operado de varcocele, ou seja, varizes na bolsa escrotal. Os médicos fizeram uma laparoscopia, ou seja, utilizaram um aparelho que permite a visualização do órgão internamente por meio de uma câmera de vídeo. O médico opera olhando para o monitor que transmite as imagens gravadas pela câmera. O procedimento é considerado simples, no entanto, a demonstração desta técnica pode ser utilizada para qualquer tipo de operação.

Durante o procedimento, o laparoscópio, responsável pela realização das imagens, é segurado pelo robô computadorizado, e operado pelo médico americano. "A vantagem do uso do robô é que ele é estático. Normalmente, é um médico que segura o laparoscópio, o que atrapalha um pouco porque uma pessoa sempre mexe um pouco o equipamento", disse Mitre. "Com o robô, a cirurgia fica mais confortável, porque o laparoscópio fica parado, já que ele só obedece a comandos de voz pré-determinados", ressaltou ele. "Na verdade, o braço robótico para operar o laparoscópio já existe faz tempo, a novidade disso tudo é ele ser operado a distância, por meio da Internet", destacou o médico brasileiro.

"Esse é um recurso pedagógico importante no Brasil, um país continental", concluiu. Segundo Mitre, com essa tecnologia, professores de São Paulo poderão ensinar alunos de Medicina de Fortaleza como se faz uma laparoscopia, sem sair da Capital, por exemplo. Segundo ele, está em fase de pesquisa o desenvolvimento de braços robóticos que sejam capazes de fazer uma cirurgia completa a distância.

Copyright 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários