Notícias de saúde

Polarização política pode prejudicar a saúde

20 de janeiro de 2023 (Bibliomed). No ambiente político altamente polarizado de hoje, é possível manter-se atualizado com as notícias do dia sem ficar totalmente estressado? Se não, existe uma maneira de limitar as consequências físicas e emocionais? Ou todo esse estresse individual está a serviço de um bem social maior? Segundo um estudo Universidade de Toronto, no Canadá, não existe uma resposta simples para esse tema.

Por um lado, prestar muita atenção às ações diárias dos políticos parece fazer com que as pessoas se sintam consistentemente mal, descobriram os investigadores. E essas emoções negativas parecem cobrar seu preço, eles alertam, na forma de pior saúde mental e física.

Por outro lado, o estudo também descobriu que manter-se politicamente informado parece servir a um bem maior, motivando as pessoas a se envolverem mais em causas importantes, por meio de trabalho voluntário ou doações financeiras.

De acordo com os autores, o estudo evidenciou que os efeitos negativos da política na saúde parecem ter origem em um fato fundamental: as pessoas levam a política para o lado pessoal. Eles explicam que as pessoas internalizam o que acontece na arena política, incluindo os escândalos, a incivilidade e a animosidade, o que gera estresse.

No estudo, ao serem expostos diariamente a notícias sobre política, as pessoas tiveram emoções negativas que estavam ligadas a relatos de pior saúde geral, tanto mental quanto fisicamente.

Fonte: Journal of Personality and Social Psychology. DOI: 10.1037/pspa0000335.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários