Notícias de saúde

Diabéticos Poderão Ter Pâncreas 'Artificial'

NOVA YORK (Reuters Health) - O Medical Research Group Inc. (MRG) começou a testar em seres humanos uma tecnologia que, no futuro, poderá resultar em um sistema de pâncreas artificial para diabéticos de tipo 1.

O pâncreas é uma glândula localizada atrás do estômago que secreta insulina no fluxo sanguíneo para regular o nível de açúcar. Nos diabéticos de tipo 1, as células especializadas na produção de insulina são mortas, geralmente por causa de uma resposta imunológica inapropriada, permitindo que o açúcar se acumule no sangue.

Atualmente, os diabéticos monitoram seus níveis de açúcar sanguíneo e usam injeções de insulina várias vezes ao dia para manter suas taxas de glicose sob controle.

O equipamento da empresa Sylmar, com sede na Califórnia, deverá ter um monitor de glicose e uma bomba de insulina implantáveis, além de um software para criar um sistema de monitoramento automático dos níveis de glicose e liberação de insulina.

A MRG informou em comunicado, na quarta-feira, que um estudo clínico sobre o monitor e a bomba está em andamento na Universidade de Montpelier, França. Além disso, a empresa recebeu autorização legal para realizar testes clínicos nos Estados Unidos e espera começar os estudos nos próximos 30 dias.

O estudo de Montpelier deve coletar dados de 50 pacientes, por pelo menos seis meses, para avaliar segurança e precisão do medidor de glicose. A bomba utilizada nos testes é semelhante a uma que já é usada em mais de 600 pacientes, informou a MRG.

"Se o teste continuar tendo sucesso, vamos buscar a aprovação oficial para instalar o software e fazer o controle automático da glicose, criando um pâncreas artificial", explicou a companhia.

O sensor que faz leituras contínuas do nível de glicose no sangue é implantado em um vaso sanguíneo e a bomba de insulina, no abdome.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários