Notícias de saúde
28 de dezembro de 2022 (Bibliomed). Apesar dos avanços na terapêutica da asma, a carga causada pela doença permanece maior em crianças pré-escolares; portanto, é fundamental identificar ferramentas de atenção primária que diferenciem crianças pré-escolares com alto risco de doenças onerosas, para ser realizada uma avaliação adicional. As ferramentas atuais de previsão de asma, como o Asthma Predictive Index (mAPI) modificado, exigem testes invasivos, limitando sua aplicabilidade na atenção primária e em ambientes de poucos recursos.
Pesquisadores desenvolveram uma ferramenta de triagem (CHILDhood Asthma Risk Tool – CHART) baseada em sintomas para detectar crianças com alto risco de asma, sintomas de sibilos persistentes e sobrecarga de cuidados de saúde. O novo estudo acerca da ferramenta foi publicado no JAMA Network Open.
Neste estudo diagnóstico de 2.354 crianças com validação em 2 coortes externas, o CHART identificou bebês da população geral com alto risco de asma, sintomas persistentes e sobrecarga de cuidados de saúde sem a necessidade de testes invasivos e demorados.
Esses achados sugerem que o CHART pode ser incorporado como uma ferramenta de triagem de rotina em ambientes de atenção primária para desencadear iniciativas de tratamento oportunas e promover o monitoramento ativo da doença.
Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.34714.
Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.
Veja também