Notícias de saúde

Blair Apóia Pesquisa com Células-Tronco

Por Ben Hirschler LONDRES (Reuters) - O premiê britânico Tony Blair entrou no campo minado da pesquisa de células-tronco na sexta-feira, dando seu apoio à tecnologia e prometendo pressionar para que a Grã-Bretanha mantenha sua posição de líder europeu de biotecnologia.

Em uma conferência do setor em Londres, Blair disse que, embora existam objeções éticas sendo levantadas, há imensos benefícios em potencial na pesquisa de células-tronco -- células-mestras que podem gerar a maioria dos 200 tipos de células do corpo humano.

"Devemos reconhecer que a pesquisa de células-troco tem um enorme potencial para a melhoria das vidas de portadores de doenças", disse Blair.

"Existem fortes argumentos éticos a favor, desde que regulamentações claras e efetivas continuem em vigor."

O apoio de Blair para a pesquisa de células-tronco -- que envolve clonagem e experimentos com embriões humanos -- com certeza vai gerar uma reação violenta de grupos pró-vida, e botar lenha na fogueira do debate ético sobre a interferência dos cientistas na natureza.

Por outro lado, a afirmação foi elogiada pelas companhias de biotecnlogia, que vêem a questão como definidora do apoio do governo para o setor.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários