Notícias de saúde

Má qualidade do sono aumenta risco de obesidade em crianças

02 de outubro de 2023 (Bibliomed). Dormir pouco é um fator de risco para obesidade entre crianças, uma vez que aumenta a ingestão de calorias. Este estudo buscou avaliar se as dimensões da qualidade do sono estavam associadas a comportamentos alimentares ruins entre crianças com peso saudável para a idade, mas com risco familiar para obesidade.

Os pesquisadores analisaram 77 crianças com peso saudável que tinham risco alto ou baixo de obesidade familiar com base no estado de peso da mãe. Foi servida uma alimentação a gosto da criança e depois ofertados lanches palatáveis para avaliar a alimentação na ausência de fome. A qualidade de sono foi avaliada através de um aparelho no pulso por sete noites.

Os pesquisadores ajustaram os dados para as necessidades energéticas da criança, fome pré-refeição, gosto por comida e status socioeconômico, avaliaram associações do sono com a ingestão de refeições e alimentação sem fome e as interações de risco de sono por obesidade foram avaliadas. 

Os resultados mostraram que quanto pior o sono, maior a ingestão de alimentos mesmo sem fome entre crianças com alto risco de obesidade familiar. As refeições tradicionais não foram afetadas em quantidade, mais observou-se maior ingestão de carboidratos e gordura.

Fonte: Obesity. DOI: 10.1002/oby.23754.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários