Notícias de saúde

Estresse da gravidez também afeta pais

p align="justify">17 de maio de 2011 (Bibliomed). O estresse da gravidez não atinge somente a mulher. Os homens também são afetados pela gestação e recebem a mesma carga de estresse, apesar de sofrerem com o problema de forma diferente.

Um estudo recente, desenvolvido pela Universidade do Missouri (EUA) mostra que os homens podem se sentir sobrecarregados com as mudanças acontecendo na família e também com as responsabilidades financeiras. Esses fatores afetam a saúde do futuro papai, podendo também influenciar o bem estar da gestante e do bebê.

O pesquisador Mansoo Yu explica que “frequentemente, homens são tratados como observadores do processo de gravidez. Reconhecer e abordar o bem estar do homem assim como o da mulher é recomendado. Prover cuidado pré-natal para pais expectantes pode encorajar os homens a terem um papel pró-ativo na gravidez, o que permitirá resultados melhores de saúde materna e infantil”.

Yu afirma que enquanto as mulheres recebem mais ajuda com os cuidados e tarefas relacionadas ao bebê, os homens recebem ajuda emocional de suas parceiras. Médicos devem entender essas diferenças para poderem prestar cuidados e aconselhamento específico para os pais. “Por exemplo, homens poderiam fazer orçamentos para aliviarem o estresse financeiro e mulheres poderiam procurar aconselhamento para entenderem fatores estressantes”, ele completa.

Fonte: UPI 13 de maio de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários