Notícias de saúde

Poliomielite faz EUA testar águas para identificar vírus

08 de dezembro de 2022 (Bibliomed). Após confirmação de um caso de poliomielite, que causou paralisia em um adulto não vacinado no Condado em Rockland, as autoridades de saúde norte-americanas informaram que começarão a testar águas residuais em locais selecionados em todo o país, incluindo possivelmente em locais em Michigan e na Pensilvânia.

O teste acontecerá em comunidades com baixas taxas de vacinação contra a poliomielite ou naquelas com possíveis conexões com comunidades de Nova York ligadas a um caso recente de poliomielite paralítica em Rockland, em Nova York.

Os U.S. Center for Disease Control and Prevention's National Center for Immunization and Respiratory Diseases explicam que ostestes de águas residuais podem ser uma ferramenta importante para ajudar a entender se o poliovírus pode estar circulando nas comunidades em determinadas circunstâncias.

A coleta não identificará quem está infectado ou quantas pessoas ou famílias têm alguém com o vírus, apenas que alguém na comunidade está transmitindo o vírus. Pode ajudar na investigação de casos suspeitos de poliomielite.

Cepas de poliovírus podem ser eliminadas nas fezes de uma pessoa, mesmo que ela não apresente sintomas. Este é um risco para pessoas não vacinadas, embora o risco geral para o público seja baixo porque 92% dos americanos receberam vacinas contra a poliomielite na infância.

Outros fatores, como acesso a água potável, sistemas de esgoto modernos e gerenciamento de águas residuais ajudam a prevenir a propagação do poliovírus.

As autoridades ressaltam que a vacinação continua sendo a melhor maneira de prevenir outro caso de poliomielite paralítica, e é extremamente importante que as pessoas sejam vacinadas para proteger a si mesmas, suas famílias e suas comunidades contra esta doença devastadora.

Fonte: U.S. Centers for Disease Control and Prevention (CDC). News Release. November 30, 2022.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários