Notícias de saúde

Descoberta Pode Ajudar a Deter Processo de Metástase

02 de Fevereiro de 2001 (Bibliomed). Três equipes de pesquisadores descobriram como os tumores formam vasos que levam a linfa o fluido transparente que corre nos linfonodos e combate infecções no organismo.

Como o sistema linfático é uma forma como os tumores se espalham, o bloqueio desse processo de "construção de estradas" pode ajudar a deter a disseminação do câncer, um processo conhecido como metástase que mais mata pacientes com câncer.

Os três estudos, publicados na edição de fevereiro de Nature Medicine, descrevem as tentativas dos pesquisadores de entender melhor esse processo.

Parece que o crescimento de novos vasos é desencadeado por uma proteína específica, chamada fator de crescimento endotelial vascular (VEGF), que interage com um receptor na superfície das células chamado receptor de VEGF.

As três equipes descobriram que dois subtipos de VEGF -- VEGF-C e VEGF-D -- têm um papel-chave na formação dos novos vasos linfáticos.

Em um estudo com camundongos, Steven Stacker, do Instituto Ludwig de Pesquisas sobre o Câncer, em Melbourne, Austrália, e sua equipe descobriram que uma certa molécula estimulava o VEGF-D, levando ao crescimento de vasos dentro dos tumores e a disseminação de células ao linfonodos. O bloqueio do VEGF-D com um anticorpo impediu que as células se espalhassem.

Em outro estudo, Michael Detmar, do Hospital Geral de Massachusetts, em Boston, e sua equipe transplantaram tumores de mama humanos em camundongos. Eles descobriram que as células alteradas para produzir níveis extras de VEGF-C estavam muito mais propensas a se espalhar para os linfonodos e pulmões.

"Isso pode fornecer um novo alvo para terapia", disse Detmar em um comunicado. "Bloqueando a interação do VEGF-C com seu receptor no sistema linfático, podemos impedir que a metástase ocorra", acrescentou o pesquisador.

No terceiro estudo, Kari Alitalo e sua equipe, da Universidade de Helsinque, na Finlândia, demonstraram que uma forma do receptor de VEGF pode bloquear VEGF-C e VEGF-D em camundongos geneticamente modificados. O receptor bloqueou a formação de novos vasos linfáticos e fez com que os vasos que já haviam se formado regredissem.

Alitalo acredita que isso pode formar a base de um tratamento para linfedema humano, um inchaço dos membros devido a uma drenagem linfática deficiente.

"Com base em nossos resultados, estou otimista em relação à possibilidade de tratamento futuro de linfedema".

Em um editorial relacionado, Karl H. Plate, da Universidade Erlangen-Nurnberg, na Alemanha, destacou que esses estudos fornecem a primeira evidência experimental direta de que os tumores podem desencadear o crescimento de novos vasos linfáticos. Até agora, não se sabia ainda a importância desse processo na disseminação do câncer.

Plate destacou que todos os estudos foram conduzidos em animais e que esses resultados também precisam ser testados em câncer humano.

"Se os resultados forem verdadeiros, a inibição desse trajeto pode ser uma ferramenta para tratar e prevenir que o câncer se espalhe em todo o sistema linfático".

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários