Notícias de saúde

Telemedicina durante a pandemia Covid-19 levou a melhor controle do uso de opioides

18 de novembro de 2022 (Bibliomed). As autoridades sanitárias federais dos Estados Unidos foram convocadas emergencialmente durante a pandemia de Covid-19 para expandir o uso da telessaúde para cuidados novos e contínuos, incluindo o fornecimento de medicamentos para transtorno do uso de opioides (TUO).

Um novo estudo examinou o uso de serviços de telessaúde, administração e retenção dos medicamentos metadona, buprenorfina e naltrexona de liberação prolongada) e de casos de overdose tratados medicamente antes e durante a pandemia de Covid-19.

Em um novo estudo de coorte, incluindo 175.778 beneficiários, o recebimento de serviços de telessaúde relacionados a uso de opioides durante a pandemia de Covid-19 foi associado a uma melhor retenção de TUO e menores chances de overdose tratada clinicamente.

Isso significa que as autorizações de emergência em que se aumentou o uso da telessaúde durante a pandemia de Covid-19 foram associadas a uma melhor retenção de uso de opioides e menores chances de overdose tratada clinicamente, dando suporte para adoção permanente deste tipo de abordagem.

Fonte: JAMA Psychiatry. DOI: 10.1001/jamapsychiatry.2022.2284.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários