Notícias de saúde

Álcool atrapalha desempenho acadêmico de adolescentes

16 de abril de 2024 (Bibliomed). Um estudo longitudinal conduzido na Dinamarca investigou a relação entre o consumo de álcool e o desempenho acadêmico de adolescentes. Utilizando dados do Estudo Nacional da Juventude Dinamarquesa, que incluiu 65.233 estudantes do ensino médio com idades entre 15 e 20 anos, os pesquisadores exploraram associações entre o consumo de álcool e o desempenho acadêmico.

Os resultados revelaram que, em média, os adolescentes consumiam 10 doses de álcool por semana, sendo que 43,6% praticavam o consumo excessivo frequente (binge drinking) pelo menos três vezes por mês. Durante o acompanhamento, 9,8% dos meninos e 6,7% das meninas abandonaram os estudos.

A taxa de abandono foi mais alta entre aqueles que praticavam binge drinking frequente e tinham um alto consumo semanal de álcool em comparação com aqueles com baixo consumo, mas também entre a população que nunca bebia. Porém, o álcool se associou a uma menor média de notas, de forma dose-dependente, tanto em meninos quanto em meninas, independente do nível socioeconômico e ambição acadêmica individual.

Os pesquisadores destacaram a importância de políticas e intervenções para reduzir o consumo de álcool entre estudantes do ensino médio, enfatizando que o álcool não só impacta o desempenho individual, mas também representa uma ameaça para o futuro desses jovens e para a sociedade como um todo.

Fonte: Journal of Adolescent Health. DOI: 10.1016/j.jadohealth.2023.07.008.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários