Notícias de saúde

Cigarros eletrônicos podem causar parada cardíaca súbita

07 de novembro de 2022 (Bibliomed). A exposição a produtos químicos específicos nos líquidos dos cigarros eletrônicos pode desencadear arritmias cardíacas e disfunção elétrica – efeitos cardíacos semelhantes ou piores do que os cigarros convencionais podem causar, sugere um novo estudo da Universidade de Louisville, nos Estados Unidos.

O estudo descobriu que a exposição a aerossóis de cigarros eletrônicos pode causar arritmias cardíacas - batimentos cardíacos prematuros e saltados - em modelos de camundongos.

Para o estudo, os cientistas testaram os efeitos cardíacos em camundongos de aerossóis de cigarros eletrônicos inalados dos dois principais ingredientes em e-líquidos - propilenoglicol sem nicotina e glicerina vegetal - ou de e-líquidos de varejo com sabor contendo nicotina.

Para todos os aerossóis de cigarro eletrônico, a frequência cardíaca dos animais diminuiu durante as exposições ao sopro e acelerou depois, à medida que a variabilidade da frequência cardíaca diminuiu, indicando respostas de estresse de luta ou fuga. E as baforadas de cigarro eletrônico de um e-líquido com sabor de mentol ou de propilenoglicol sozinho causaram arritmias ventriculares e outras irregularidades de condução no coração.

De acordo com os pesquisadores, essas descobertas demonstram que a exposição de curto prazo aos cigarros eletrônicos pode desestabilizar o ritmo cardíaco por meio de produtos químicos específicos dentro dos líquidos eletrônicos.

Fonte: Nature Communications. DOI: 10.1038/s41467-022-33203-1.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários