Notícias de saúde

Eficácia de uma intervenção por telefone para reduzir o uso problemático de álcool

04 de novembro de 2022 (Bibliomed). Apesar da magnitude dos problemas de uso de álcool em todo o mundo, a adesão ao tratamento permanece baixa. Intervenções por telefone têm potencial para superar muitas barreiras estruturais e individuais para a busca de ajuda, mas sua eficácia como tratamento autônomo para o uso problemático de álcool não foi ainda estabelecida.

Pesquisa buscou examinar a eficácia da intervenção por telefone Ready2Change na redução da gravidade do problema do álcool em até 3 meses, em uma amostra da população geral.

Neste ensaio clínico randomizado de 344 participantes com uso problemático de álcool, as reduções no desfecho primário - gravidade do problema de álcool - não foram significativamente diferentes entre os grupos de intervenção e controle em 3 meses. No entanto, a intervenção foi associada a uma redução significativamente maior no uso de álcool de risco e uma redução na gravidade do problema de álcool quando 2 ou mais sessões foram realizadas.

Portanto, embora as reduções na gravidade do problema do álcool não tenham sido significativamente diferentes entre os grupos de tratamento em 3 meses, os resultados demonstram os benefícios potenciais deste modelo altamente escalável e acessível de tratamento do álcool.

Fonte: JAMA Psychiatry. DOI: 10.1001/jamapsychiatry.2022.2779.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários