Notícias de saúde

Exposição a produtos químicos ameaça a saúde de gestantes

28 de outubro de 2022 (Bibliomed). As mulheres grávidas estão expostas a produtos químicos tóxicos em louças, tinturas de cabelo, plásticos e pesticidas que podem aumentar o risco de câncer e prejudicar o desenvolvimento infantil, alerta um novo estudo da

A melamina e seu principal subproduto, o ácido cianúrico, foram encontrados em quase todas as 171 mulheres do estudo e os níveis foram mais altos entre as mulheres de cor e aquelas expostas ao tabaco. Além disso, quatro aminas aromáticas que são usadas em corantes e pigmentos também foram encontradas em quase todas as participantes grávidas.

A melamina é encontrada em louças, plásticos, pisos, balcões de cozinha e pesticidas. O ácido cianúrico é usado como desinfetante, estabilizador de plástico e solvente de limpeza em piscinas. Aminas aromáticas são encontradas em tintura de cabelo, rímel, tinta de tatuagem, tinta, fumaça de tabaco e escapamento de diesel. As pessoas podem ser expostas aos produtos químicos pelo ar que respiram, pela ingestão ou pelo uso de produtos que contenham plástico, corantes e pigmentos. Quando a exposição à melamina e ao ácido cianúrico acontece em conjunto, eles podem ser mais tóxicos do que qualquer um sozinho, disseram os pesquisadores em notas de fundo.

Para o estudo, os pesquisadores mediram 45 produtos químicos ligados ao câncer e outros riscos em amostras de urina de um grupo diversificado de 171 mulheres que faziam parte do Programa de influências ambientais dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA no Programa de Resultados de Saúde Infantil. Os resultados mostraram que os níveis de 3,4-dicloroanilina (um produto químico usado na produção de corantes e pesticidas) foram mais de 100% maiores entre mulheres negras e hispânicas em comparação com mulheres brancas.

Os pesquisadores observaram que a melamina foi reconhecida como um tóxico para os rins após incidentes de intoxicação por fórmula infantil e alimentos para animais de estimação em 2004, 2007 e 2008.

Fonte: Chemosphere. DOI: 10.1016/j.chemosphere.2022.135599.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários