Notícias de saúde

Maconha não melhora o desempenho atlético

10 de abril de 2024 (Bibliomed). O uso de maconha pode ajudar as pessoas a aproveitar melhor um bom treino, mas não vai melhorar seu desempenho atlético, descobriu um novo estudo realizado na Universidade do Colorado, nos Estados Unidos.

Para o estudo, os pesquisadores recrutaram 42 pessoas da área de Boulder que já haviam tentado correr após consumir cannabis.

Uma pesquisa anterior descobriu que quatro em cada cinco usuários de maconha consumiram maconha antes ou logo após o exercício. Os pesquisadores pediram aos corredores que fossem a um dispensário e comprassem produtos de maconha ricos em canabidiol (CBD) ou THC. O CBD é um ingrediente ativo que não produz intoxicação.

Os voluntários correram em esteira em ritmo moderado por 30 minutos em duas sessões, uma sóbria e outra após uso de maconha. Durante a corrida, eles responderam perguntas sobre o treino.

Em geral, os participantes disseram que gostaram mais da corrida quando se exercitavam depois de usar cannabis, disseram os pesquisadores.

Os participantes disseram aos pesquisadores que a maconha: aumenta o prazer (91%), diminui a dor (69%), aumenta o foco (60%), aumenta a motivação (57%), e faz o tempo passar mais rápido (45%). No entanto, apenas 29% sentiram que a erva melhorou o seu desempenho.

Esse humor elevado foi ainda maior no grupo que usou produtos de maconha com alto teor de CBD, sugerindo que os benefícios da maconha nos exercícios não vêm necessariamente da intoxicação associada ao THC. Na verdade, os participantes do grupo do THC descobriram que correr era significativamente mais difícil quando estavam chapados, possivelmente porque o THC aumenta a frequência cardíaca.

Fonte: Sports Medicine. DOI: 10.1007/s40279-023-01980-4.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários