Notícias de saúde

Examinando o "efeito halo de atratividade" entre diferentes culturas

20 de outubro de 2022 (Bibliomed). Pesquisas anteriores descobriram que as pessoas são capazes de fazer julgamentos de rostos após apenas 100 milissegundos de exposição. Com tão pouca informação, somos capazes de avaliar rostos sem esforço e intuitivamente em uma ampla gama de características, como atratividade. Ser capaz de perceber rapidamente a atratividade pode ser adaptativo, pois sinaliza a saúde e a função imunológica.

Pesquisas descobriram que a atratividade tem um "efeito halo" positivo, onde as pessoas tendem a atribuir traços de personalidade socialmente desejáveis a indivíduos fisicamente atraentes. Vários estudos documentaram esse "efeito halo de atratividade", com a maioria das pesquisas usando amostras ocidentais.

Um novo estudo procurou examinar o "efeito halo de atratividade" em 45 países em 11 regiões do mundo. Os dados foram coletados por meio do Psychological Science Accelerator e os participantes foram solicitados a avaliar 120 rostos em uma das várias características.

Os resultados mostraram que a atratividade se correlacionou positivamente com a maioria dos traços de personalidade socialmente desejáveis. Mais especificamente, em todas as 11 regiões do mundo, rostos masculinos e femininos classificados como mais atraentes foram classificados como mais confiantes, emocionalmente estáveis, inteligentes, responsáveis, sociáveis e confiáveis.

Esses achados, portanto, fornecem evidências de que o "efeito halo de atratividade" pode ser encontrado através das diferentes culturas.

Fonte: Current Psychology (2022). DOI: 10.1007/s12144-022-03575-0.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários