Notícias de saúde
20 de fevereiro de 2025 (Bibliomed). Quase 1 em cada 10 pacientes com dor crônica tratados com opioides prescritos acabam se viciando nos analgésicos em algum momento, indica estudo realizado pela Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha. Além disso, quase 1 em cada 3 apresentará sintomas de dependência de opioides.
Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados extraídos de 148 estudos sobre prescrições de opioides datados de 1985 a 2021. Eles descobriram que mais de 9% dos pacientes com dor crônica prescritos com opioides acabaram sendo diagnosticados com uso problemático de opioides, com base em estudos que analisaram códigos de diagnóstico. Além disso, quase 30% das pessoas que tomam opioides para dor crônica desenvolveram sinais ou sintomas que indicam dependência ou vício - desejos, aumento da tolerância ou abstinência.
O uso de analgésicos opioides também estimulou comportamento aberrante em cerca de 22% dos pacientes com dor crônica. Exemplos incluem buscar recargas antecipadas, aumentos repetidos de doses ou receitas frequentemente perdidas. As evidências também mostraram que quase 1 em cada 8 pacientes com dor crônica (12%) tem características que podem aumentar seu risco futuro de dependência ou vício em opioides.
Fonte: Addiction. DOI: 10.1111/add.16616.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também