Notícias de saúde

Combinação de antivirais com terapia de anticorpos melhora tratamento da gripe

04 de outubro de 2022 (Bibliomed). A combinação de medicamentos antivirais como o Tamiflu, que é usado há décadas, com terapias de anticorpos pode fornecer um golpe duplo para eliminar a gripe, sugere uma pesquisa da Universidade McMaster, no Canadá. Segundo os resultados, essa combinação era mais eficaz do que qualquer uma das abordagens isoladamente, o que tornou os anticorpos significativamente mais eficientes em matar células infectadas e tornou as drogas mais potentes.

Realizado com camundongos, o estudo mostrou que quando se combina anticorpos com medicamentos antivirais, os medicamentos melhoraram as propriedades de combate ao vírus dos anticorpos. Os anticorpos se ligam à superfície de uma célula infectada e, em seguida, desencadeiam uma resposta do sistema imunológico para matar a célula antes que o vírus possa se espalhar.

Para os pesquisadores, esses resultados permitem desativar um componente crucial do vírus e também impulsionar nosso próprio sistema imunológico para rastrear melhor e impedir a propagação da infecção. Isso significa que o uso de uma terapia combinada pode prolongar a vida dos medicamentos antivirais atuais porque os vírus são menos propensos a se tornarem resistentes a esses medicamentos quando são administrados com uma terapia de anticorpos.

Fonte: Cell Reports Medicine. DOI: 10.1016/j.xcrm.2022.100718.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários