Notícias de saúde

Infusão de lidocaína diminui crises de enxaqueca

17 de junho de 2022 (Bibliomed). Uma infusão intravenosa de vários dias do anestésico local lidocaína parece oferecer algum alívio da dor para pacientes que lutam contra enxaquecas diárias intratáveis. Ser diagnosticado com "enxaquecas crônicas refratárias" significa que os pacientes sofreram pelo menos oito enxaquecas por mês por um período mínimo de seis meses sem responder ao tratamento padrão e às estratégias de prevenção. Esses tratamentos de primeira linha incluem analgésicos padrão e betabloqueadores, corticosteroides, antidepressivos, anticonvulsivantes, bloqueadores de cálcio, injeções de Botox e/ou estimulação elétrica não invasiva.

O estudo, realizado na Thomas Jefferson University, nos Estados Unidos, envolveu 600 pacientes, a maioria mulheres, com idade média de 46 anos, que foram internados em um hospital da Filadélfia entre 2017 e 2020 para tratamento de infusão de lidocaína, geralmente por cinco a sete dias.

Antes do tratamento, os doentes tinham dores de cabeça moderadas a graves durante cerca de 27 em cada 30 dias. Cada ataque de enxaqueca tinha pelo menos quatro horas de duração. Na admissão, as infusões de lidocaína foram iniciadas inicialmente com 1mg por minuto, depois aumentadas para 4mg por minuto. Outros medicamentos intravenosos foram administrados ao mesmo tempo, incluindo cetorolaco - um anti-inflamatório não esteroide - e o corticosteroide metilprednisolona.

Os pesquisadores também notaram que cerca de 88% dos pacientes relataram algum grau de alívio da dor, com a intensidade da dor caindo de um nível de pontuação autorrelatado de 7 na ingestão, para 1 na alta, em 10. Quanto aos efeitos colaterais, os mais comuns foram náuseas e vômitos, que afetaram quase 17% dos pacientes.

Em uma consulta de acompanhamento 25 a 65 dias depois, os pacientes relataram que, em média, tiveram dores de cabeça em 23 dos últimos 30 dias - quatro a menos do que antes do tratamento. Segundo os autores, embora possa parecer um benefício pequeno, esses resultados representam uma melhora para esses pacientes que normalmente sentem dor de cabeça quase constantemente.

Fonte: Regional Anesthesia & Pain Medicine. DOI: 10.1136/rapm-2021-103180.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários