Notícias de saúde

Droga Pode Curar Soluço, Dizem Especialistas

29 de Dezembro de 2000 (Bibliomed). Se você não consegue curar o soluço bebendo água, com um susto ou segurando a respiração, uma injeção do medicamento nefopam pode ajudar, segundo uma carta publicada na quinta-feira no New England Journal of Medicine.

Cientistas de Roma disseram que conseguiram aliviar soluços incapacitantes em três pacientes em um minuto, com uma única injeção da droga, um analgésico que impede tremores.

Os soluços são um fenômeno comum causado por um espasmo súbito e involuntário do diafragma, produzindo uma inalação rápida. O fechamento repentino e simultâneo das cordas vocais leva ao som característico.

Em casos graves, se os soluços não desaparecem, é difícil encontrar uma cura.

Os médicos Frederico Bilotta e Giovanni Rosa da Universidade de Roma La Sapienza tentaram tratar seus pacientes com clorpromazina e depois lidocaína. Mas quando esses remédios não funcionaram, eles administraram nefopam, que elimina dores fortes de forma rápida.

O nefopam funcionou em todos os três casos. Essa droga geralmente produz náusea, irritação e secura na boca como efeitos colaterais. Os médicos mudaram o medicamento assim que os soluços pararam.

Copyright © 2000 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários