Notícias de saúde

Novo medicamento se mostra eficaz para tratar a psoríase

30 de julho de 2020 (Bibliomed). A maioria das pessoas que tem uma forma chamada psoríase em placas, onde periodicamente desenvolvem manchas vermelhas e escamosas na pele, reclamam de coceira e dor. Um novo estudo testou um medicamento experimental em creme que pode ignorar os efeitos colaterais dos atuais tratamentos tópicos para a psoríase.

O creme contém um medicamento chamado roflumilast, que bloqueia uma enzima produtora de inflamação. Os pesquisadores descobriram que, entre os pacientes escolhidos aleatoriamente para usar o creme uma vez por dia, cerca de um quarto viu a pele melhor em seis semanas. Isso comparado a 8% daqueles que receberam um creme inativo ou placebo.

O estudo incluiu 331 adultos com psoríase em placas, geralmente de forma moderada. Em média, a condição afetou 6% da superfície da pele. Os pacientes foram divididos aleatoriamente em um dos três grupos: Dois usaram o creme de roflumilast uma vez ao dia, em dose mais baixa ou mais alta. O terceiro usou um creme de placebo. Dentro de seis semanas, 28% dos pacientes com a dose mais alta tinham pele clara ou quase clara, assim como 23% dos pacientes com a dose mais baixa. Isso comparado com 8% dos usuários de placebo.

Na semana 12, essas taxas foram de até 38% e 32% nos dois grupos de medicamentos e 16% no grupo placebo. Não havia sinais de que o medicamento causasse irritação na pele. Os especialistas classificaram os resultados de "emocionantes", em grande parte porque não se espera que o tratamento cause os efeitos colaterais que podem ocorrer com os corticosteroides tópicos, o tratamento de pele mais comum para a psoríase.

Esteroides de alta potência podem ser eficazes para a condição, mas as desvantagens incluem afinamento da pele, alterações na pigmentação e cicatrizes irreversíveis, o que limita o uso das drogas, especialmente em áreas sensíveis como o rosto. Outras opções, como os análogos da vitamina D, não funcionam muito bem e podem irritar a pele. Enquanto isso, existem tratamentos sistêmicos para a psoríase, incluindo várias injeções e medicamentos orais. Mas eles geralmente são reservados para casos mais graves.

O estudo, entretanto, foi apenas de curto prazo, e, segundo os pesquisadores, um estudo maior está em andamento e testará o creme por um período mais longo. Se esse teste for bem e o medicamento for aprovado, poderá surgir um obstáculo no mundo real: custo.

Os pesquisadores explicam que os corticosteroides tópicos são baratos, e a nova alternativa provavelmente seria muito mais cara, o que poderia dificultar o acesso. Além disso, eles ressaltam que é muito pouco provável que os corticosteroides tópicos fossem abandonados, não apenas por causa do custo, mas porque eles têm um longo histórico de uso. Contudo, destacam que, para as pessoas com psoríase, é importante estar ciente de que há novas opções de tratamento - pílulas e, possivelmente, um medicamento tópico no horizonte.

Fonte: New England Journal of Medicine. DOI: 10.1056/NEJMoa2000073.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários