Notícias de saúde

Minoxidil oral para tratamento de alopecia pode trazer riscos para a saúde

13 de setembro de 2022 (Bibliomed). A queda de cabelos está entre as queixas mais comuns nos consultórios dermatológicos, e o diagnóstico correto, com identificação das causas, é fundamental para determinar o tratamento mais eficaz.

A alopecia androgenética á a causa mais prevalente de perda de cabelos na população em geral, e o tratamento pode incluir o uso de Minoxidil tópico, bloqueadores hormonais e até transplante capilar, dependendo de cada caso.

Contudo, tem se percebido um aumento no uso do Minoxidil oral. Esse medicamento foi originalmente indicado no tratamento da hipertensão arterial, e baixas dosagens dele foram estudadas no tratamento da alopecia, mostrando-se eficaz em alguns casos. Ele pode ser usado em pacientes selecionados, sempre sob supervisão médica, pois seu uso indevido por pessoas que possam ter alguma intolerância aos compostos presentes no medicamento pode acarretar problemas de saúde.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia destaca que o tratamento clínico da alopecia androgenética (calvície) deve ser conduzido de forma individualizada, a partir do diagnóstico realizado por médico dermatologista. Este é o especialista preparado e capacitado para cuidar desses casos. Além disso, a Sociedade ressalta que não se deve fazer uso de medicamentos, orais ou tópicos, sem a supervisão médica.

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia. News-release.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários