Notícias de saúde

Treinar cognição espacial pode melhorar habilidades de raciocínio verbal

09 de setembro de 2022 (Bibliomed). A promessa da neurociência para apoiar a educação permanece teoricamente intrigante, porém pouco desenvolvida. Uma questão central é se a imagem cerebral pode melhorar os meios tradicionais baseados no desempenho de avaliar o ensino e a aprendizagem. Uma previsão mais precisa da transferência de aprendizado (ou seja, prever quando o aprendizado de um currículo se generalizará para domínios de habilidades não treinadas) seria especialmente valioso, uma vez que esta transferência é muitas vezes difícil de capturar com avaliações tradicionais. Outras questões dizem respeito ao potencial da neurociência para alcançar amplos impactos para a educação, dada a impraticabilidade da neuroimagem em larga escala (não podemos escanear o cérebro de todos os alunos). 

Nos últimos anos, psicólogos desenvolveram uma teoria que sugere que a parte do cérebro humano envolvida na cognição espacial também é o local onde as habilidades de raciocínio verbal são processadas. Ao fazê-lo, eles verificaram a necessidade de melhorar as habilidades de raciocínio verbal para lidar com o novo ambiente social que se desenvolveu como resultado.  

Em um novo estudo, pesquisadores testaram as habilidades de raciocínio verbal de estudantes do ensino médio que se inscreveram acidentalmente em uma aula projetada para melhorar as habilidades de cognição espacial. O estudo foi publicado na revista Science Advances.

Os alunos da turma receberam testes projetados para medir tanto sua cognição espacial quanto suas habilidades de raciocínio verbal antes e depois da aula. Outra aula de ciências que não envolvia raciocínio espacial serviu como controle – os alunos daquela aula fizeram os mesmos testes. Os pesquisadores também submeteram alguns dos alunos de cada turma a exames de ressonância magnética antes e depois de participar de suas respectivas aulas. Os pesquisadores então compararam os resultados dos testes e das ressonâncias magnéticas. Eles verificaram que os alunos que fizeram o curso de aprimoramento da cognição espacial tiveram um aumento maior em suas habilidades espaciais em comparação com o grupo de controle. Mas eles também observaram um aumento maior em suas habilidades de raciocínio verbal do que o grupo de controle. Os pesquisadores descobriram mudanças na parte do cérebro que desempenha um papel tanto na cognição espacial quanto no raciocínio verbal nos alunos que fizeram o curso de treinamento em cognição espacial – mas não nos alunos do grupo de controle.

Assim, os pesquisadores sugerem que trabalhar para melhorar as habilidades de cognição espacial pode levar a melhorias nas habilidades de raciocínio verbal, uma descoberta que eles apontam deve ser do interesse de educadores e pais, devido à crescente dependência de pessoas de todas as idades na assistência de smartphones com recursos espaciais. 

Fonte: SCIENCE ADVANCES. DOI: 10.1126/sciadv.abo3555.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários